Projeto nº: 17250
Designação do Projeto: DeepFloat: Sistema de variação de flutuação para aplicações submarinas
Código do Projeto: POCI-01-0247-FEDER-017250 • LISBOA-01-0247-FEDER-017250
Tipologia de Intervenção: Atividades de I&DT Empresarial
Objetivo Temático: Reforçar a Investigação, o desenvolvimento Tecnológico e a Inovação
Localização de intervenção: Norte – Região de Aveiro; Lisboa
Data de Aprovação: 06.09.2016
Data de Inicio: 09.03.2016
Data de Conclusão: 30.06.2018
Custo total elegível: 1.964.801,05 Euros
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER 1.311.450,76 Euros
Síntese do Projeto: As operações subaquáticas (em mar aberto, rios ou minas submersas) são realizadas por sistemas dedicados e na sua maior parte recorrendo à utilização de ROVs (veículos operados remotamente) ou AUV’s (veículos autónomos submarinos) operados a partir de um navio ou uma base de apoio. São utilizados em uma grande variedade de tarefas, tais como a montagem de equipamento e manutenção no sector offshore do O&G (Oil and Gas), inspeção de gasodutos, observatórios subaquáticos, produção de energia, na extração mineira em galerias submersas ou no oceano profundo, bem como a recolha de informações para uma vasta gama de atividades de elevado valor económico. O movimento na coluna de água, descida e subida, são tipicamente realizados por controlo de flutuabilidade ou motorização elétrica com hélices, com recurso a movimentos localizados (tais como pairando e manobras rápidas) quando necessário. Os requisitos de capacidade de carga útil, de baixo consumo energético e profundidade elevada, são de extrema exigência.
O objetivo primário do projeto visa desenvolver sistemas híbridos de lastro variável (usando o conceito de movimento de óleo para o bombeamento da água) por forma a estender a gama de operações possíveis de serem realizadas em ambientes de elevadas pressões externas, reduzindo a energia consumida, maximizando a capacidade de carga útil e de controlo fino em ambientes confinados como a extração em minas de elevados níveis freáticos. Este tipo de sistema pode ser utilizado em vários tipos de veículos submarinos, bem como, no transporte de materiais ou ferramentas, em mar aberto ou outros ambientes de água doce. O conceito proposto no presente projeto consiste num sistema de variação de lastro flexível para aplicações submarinas com capacidades avançadas de controlo. Este sistema consiste num componente que permite variar a flutuabilidade de uma vasta gama de veículos e sistemas para operação em meio oceânico, em diferentes profundidades até aos 4000m.
BENEFICIÁRIOS:
A. SILVA MATOS METALOMECÂNICA S.A.
INESC TEC – INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO
MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL – MARINHA
RESULTADOS ATINGIDOS:
Foi desenvolvido um protótipo de VBS (variable boyence system), adaptado à profundidade de 4000 metros, com capacidade de variação de lastro de 50 KG.
Foram desenvolvidos materiais de flutuação de várias densidades e resistências compatíveis com a profundidade de 4000 metros.
O Sistema VBS e os materiais de flutuação, representam produtos inéditos de grande relevância.